sexta-feira, 6 de julho de 2012

Desabafando

Não tem nada mais desesperador do que a palavra V E S T I B U L A R, sabe o que é ficar arrepiada só de ouvir? Quem está no terceiro ano ou fazendo os Pré-vestibulares da vida sabe bem do que estou falando, é um ano da sua vida que T U D O gira em torno do maldito (ou bendito) vestibular. 
Vamos pensar da seguinte forma, um adolescente entre 16 e 18 anos entra no terceiro ano achando que vai ser O ANO, pensa que vai aproveitar o máximo possível, afinal é o tão esperado último ano do colegial, mas de brinde ele ganha o monstro do vestibular. Primeiro dia de aula, é uma beleza, todo mundo se conhecendo, matando a saudade. Passou um mês, assuntos começam a ser dados, todos (ou quase todos) estudando direitinho, com o foco no vestibular, tudo uma MARAVILHA. Passa Março, Abril e chega Junho, INSCRIÇÕES DO ENEM ABERTAS, todos os vestibulandos começam a pirar, afinal a ficha começa a cair que aquele é O ANO, neste mesmo mês os alunos percebem que estão atrasados em diversos assuntos, alguns tentam se organizar para estudar os assuntos atrasados, outros jogam tudo para o alto e seja o que Deus quiser. 
Entre inscrições, pressão familiar, escolar e tudo que tiver que fazer pressão na cabeça de um adolescente de 16 - 18 anos, vem aquela dúvida: QUE CURSO IREI FAZER? Bom, estamos no mês de Julho, daqui a alguns dias abre as inscrições pra Universidade estadual e eu ainda não tenho total certeza do curso que irei me inscrever. Acredito que muitas pessoas também tem essa dúvida cruel que é tão monstruosa quanto o vestibular, que só de ouvir essa palavra da arrepio e fobia de tudo quanto é tipo. Sempre chega um familiar ou amigo com aquela frase chata: "Faça o que você achar melhor, mas se você fizer direito (ou medicina ou sei lá) vai se dar muito bem, pois a área de trabalho é..." e começa com essas pequenas pressões ou então nos mandam fazer um teste vocacional. Já fiz de tudo, teste vocacional, conversei com 3 psicólogos, conversei com meus amigos, familiares, já fiz promessa, to apelando pra tudo, até pra mãe e pai de santo. 
Entre pesquisas e palestras que assisti percebi realmente o que quero fazer da minha vida, mas isso só irei contar quando me inscrever no vestibular, porque ai sim será certeza que irei prestar vestibular pra esse curso. Mas para aqueles que ainda não sabem o que fazer, ai vai uma dica:
O site Guia do estudante me ajudou bastante a entender o que cada profissão faz de fato, lá tem videos de entrevistas com profissionais de várias áreas. Bom, esse post foi praticamente um desabafo, confesso que ele me fez um bem danado. E pra vocês que assim como eu, também farão vestibular esse ano: BOA SORTE!



4 comentários:

  1. Essa coisa de Direito ou Medicina, não tem nada a ver... Você tem que fazer o que te da vontade e o que te da prazer. Porque não tem nada pior do que estudar algo que você não gosta. Estude música, estude Biomedicina, estude moda, jornalismo, publicidade, até administração... Mas faça o que além de dinheiro, te de PRINCIPALMENTE felicidade! Porque nao tem nada melhor e vantajoso naquilo que você faz com bom gosto, e vontade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabela! Como vai? ;D
    Eu sei exatamente o que você está passando. Também estou no último ano do ensino médio e esse tá sendo um ano muito complicado para mim. Fiz ENEM ano passado quando ainda tava no 2º ano, apenas para teste. Dai passei pro curso que quero e em 2º lugar. Imagine! Só que a burocracia existente nesse país impediu que eu cursasse. Porque além de não ter feito o 3º ano ainda, tinha 16 anos na época. Conversei com a coordenação da minha escola e se eu passe agora no 2º semestre, no Sisu, poderia cursar devido um recurso existente, que permite que a pessoa obtenha o certificado do ensino médio com 75% dele concluído. Eu estava muito ansiosa para que chegasse logo o meio do ano. Dai ocorreu um imprevisto. A bendita greve das instituições federais. Estudo na escola de aplicação da UFMA. Meus professores também aderiram a greve. O que atrasou tudo. Passei de novo, agora em 1º, pro curso que quero. Mas não vou poder cursar porque estamos de greve e sem previsão para o termino. Poderia entrar na justiça, mas meus país resolveram não arriscar. Tive amigos que fizeram isso e não ganharam a causa. Muitas pessoas me criticaram por isso. Diziam que eu deixei passar uma oportunidade. Mas eu acho que tudo tem seu tempo. Agora terei que fazer ENEM de novo! O pior são as pessoas dizendo: "Se você passou no 2º ano, com uma pontuação ótima, claro que passa de novo, não se preocupa". Fico com medo de não conseguir passar. >.< Estudo só em casa e com a coleção do Guia do Estudante XD. Resolvi não fazer cursinho porque já faço bastante coisa diariamente. O bom disso tudo é que já tenho certeza do curso que quero fazer. Ciências Biológicas! Me encontrei nesse curso. Já fui no prédio onde ele funciona, conheci os laboratórios, os projetos, sobre professores e oportunidades. Meus pais me apoiam, meu namorado, (é o curso que ele faz haha.) e alguns amigos. Muitas pessoas já "criticaram" minha escolha. A questão do trabalho, do dinheiro e esse blá blá blá de sempre. Mas eu acho que se você ama o que faz, batalhará para ser o melhor naquilo e sendo o melhor, o retorno será ótimo, além do prazer e felicidade que lhe dará ao trabalhar com algo que você gosta! Lhe desejo tudo de bom, bastante sucesso e que ano que vem nós estejamos comemorando mais uma vitória! Aponta pra fé e rema! Todo o esforço será recompensado. Pense nisso!

    Desculpa ter falado tanto. >.<
    Mas gostaria de compartilhar a minha história com você.
    Qualquer coisa estamos aqui! :D

    Beijos, Ju.
    fez-se-flor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário Ju, de verdade. E não tenha dúvida que ano que vem estaremos comemorando uma de nossas vitórias. Boa sorte nos seus estudos e na sua jornada até o vestibular.
      Beijos, Isa.

      Excluir
  3. Verdade. MUITA pressão em cima da gente. Dos pais, dos parentes, de todo o mundo. O problema é que as pessoas depositam expectativas...e, no final, a gente tem que se forçar a fazer as coisas do jeito certo...e passar no vestibular é uma delas.
    ::: {Emilie Escreve}

    ResponderExcluir